com Agência Brasil e G1
Subiu para seis, o numero de casos suspeitos de varíola de macaco de macaco no Brasil. Neste sábado (5) o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, informou de dois casos suspeitos passaram a ser investigados no estado de Rondônia. Outros 4 já estavam em investigação.
No país, ainda não há casos confirmados da doença. Mas o Ministério da Saúde continua monitorando possíveis casos da doença. O ministro afirmou que todos seguem isolados e em monitoramento.
Monkeypox | Ainda não há casos confirmados da doença no ??. O @minsaude segue vigilante atuando diuturnamente nesta frente. Além dos 4 casos que estavam em investigação, outros 2 casos suspeitos foram notificados em Rondônia. Todos seguem isolados e em monitoramento.
— Marcelo Queiroga ???? (@mqueiroga2) June 4, 2022
Casos no mundo
Neste domingo (5) a OMS – Organização Mundial da Saúde informou que já foram confirmados 780 casos da varíola de macaco fora da África, onde a doença é endêmica.
O número corresponde ao intervalo entre 13 de maio e 2 de junho e contabiliza apenas pacientes identificados em locais onde a doença não é endêmica. Segundo a organização, investigações epidemiológicas estão em curso.
“A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus”, afirmou a OMS.
Até 2 de junho, a varíola dos macacos já havia chegado a 27 países fora da África e não há qualquer registro de morte em decorrência da doença nestes locais.