Sobe para 6 o número de casos suspeitos de varíola de macaco no Brasil

Mundo registra 780 casos de varíola dos macacos fora da África

Divulgação / CP

com Agência Brasil e G1

Subiu para seis, o numero de casos suspeitos de varíola de macaco de macaco no Brasil. Neste sábado (5) o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, informou de dois casos suspeitos passaram a ser investigados no estado de Rondônia. Outros 4 já estavam em investigação.

No país, ainda não há casos confirmados da doença. Mas o Ministério da Saúde continua monitorando possíveis casos da doença. O ministro afirmou que todos seguem isolados e em monitoramento.

Casos no mundo

Neste domingo (5) a OMS – Organização Mundial da Saúde informou que já foram confirmados 780 casos da varíola de macaco fora da África, onde a doença é endêmica.

O número corresponde ao intervalo entre 13 de maio e 2 de junho e contabiliza apenas pacientes identificados em locais onde a doença não é endêmica. Segundo a organização, investigações epidemiológicas estão em curso.

“A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus”, afirmou a OMS.

Varíola dos macacos: cientistas alertaram para risco global em 2018 — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

Até 2 de junho, a varíola dos macacos já havia chegado a 27 países fora da África e não há qualquer registro de morte em decorrência da doença nestes locais.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários