Soldados da PM-BA terão promoções mais ágeis com nova legislação

Nova regra reduz tempo mínimo exigido para progressão na carreira militar na Bahia

promoções da polícia militar, pb-ba, jerônimo rodrigues, bahia
Formatura de soldados - Foto: Joa Souza / GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo mínimo de serviço exigido para a promoção a cabo da Polícia Militar da Bahia. Com a mudança, soldados poderão ser promovidos após três anos na corporação.

A medida, aprovada no mês passado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reduz de 60 para 36 meses o interstício para a graduação de cabos da PM.

O interstício é o tempo mínimo que um militar deve cumprir em uma determinada graduação para ser promovido para a seguinte. Ou seja: se antes um policial teria que cumprir ao menos cinco anos como soldado para tornar-se cabo, com a mudança proposta por Jerônimo, esse período será reduzido para três anos.

“Trata-se de uma medida estratégica que contribuirá para o fortalecimento da estrutura organizacional da Polícia Militar da Bahia, ao mesmo tempo em que valoriza os profissionais que diariamente se dedicam à segurança da população baiana”, diz a justificativa em projeto encaminhado à Alba.

Mais uma mudança

Esta é a segunda mudança recente promovida pelo governo do Estado nas regras para a promoção à graduação de cabo da PM. Em 2020, a Assembleia Legislativa já havia aprovado, a pedido do então governador Rui Costa (PT), a redução do tempo exigido de 96 para 60 meses.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9541 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários