Na sessão desta quarta-feira (19), atendendo pedido do Ministério Público Federal – MPF a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça – STF manteve a prisão preventiva de Márcio Duarte Miranda e Adailton Maturino dos Santos, investigados na Operação Faroeste, que apura a prática dos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro.
Márcio Duarte Miranda e Adailton Maturino dos Santos Foto: Bahia Notícias|Divulgação
Os dois – juntamente com a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do juiz de primeira instância Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e da produtora rural Geciane Souza Maturino – são acusados de integrar sofisticado esquema criminoso que tinha como propósito a legalização fraudulenta de terras localizadas no oeste baiano.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
O STJ – Superior Tribunal de Justiça prorrogou por mais um ano, o afastamento de todas as magistradas investigadas na Operação Faroeste. A decisão do dia 1º, proclamada pela Corte Especial, foi tomada por unanimidade,
Chegou ao STF a disputa em torno da gigantesca fazenda que está no nome de um borracheiro e é investigada pela Faroeste, a operação da PF na Bahia que mira um esquema de venda de
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a intimação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para anular, imediatamente, a portaria que transferiu 366 mil hectares de terra em Formosa do Rio Preto a um