Brasil

Sucos funcionais com frutas do cerrado

O cerrado é uma das áreas mais ricas do Brasil, e cobre quase 20% do território nacional. As muitas espécies de plantas e animais presentes no bioma fazem dele um dos ambientes mais diversificados do país. Essa biodiversidade inclui frutas típicos, como o pequi, o araticum, o buriti e a cagaita.

Pesquisadores do Departamento de Ciência dos Alimentos, da Universidade Federal de Lavras, a UFLA, tem o objetivo de agregar valor às frutas do cerrado e ampliar o seu alcance no mercado nacional. Para isso, desenvolvem e estudam novos produtos como doces e geleias.

“Esses frutos são pouco conhecidos na maior parte do país e são sazonais (frutificam em períodos específicos do ano). Essas características dificultam a comercialização desses produtos in natura. Então a maneira de aumentar o consumo e agregar valor a esses frutos é processá-los como produtos que possam ser comercializados, e assim atingir um publico maior”, explica a professora Vanessa Rios de Souza.

Sucos mistos de frutas do cerrado

Inicialmente, seis frutas foram estudadas para a produção de sucos: araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo. Foram feitos testes físico-químicos para avaliar o valor nutricional das polpas. Segundo Vanessa Rios, as frutas do cerrado são de grande riqueza nutricional. “Alguns se destacam muito. Por exemplo, o marolo é um fruto que tem alta concentração de carotenoides e alto teor antioxidante”, conta.

A pesquisadora lembra que são polpas que apresentam também um sabor diferente. “Considera-se peculiar, a gente chama esses frutos até de exóticos, porque muitos consumidores não estão acostumados”, explica. Por meio de avaliações feitas pelo público, os pesquisadores analisaram a aceitação das frutas. Um total de 100 consumidores deu notas aos sucos em relação a aspectos sensoriais: aparência, aroma, sabor e uma impressão global do que acharam do produto.

Os resultados mostraram que a aceitação variava entre as frutas. Algumas, com sabor mais forte, pontuaram menos que outras. Com base nos testes nutricionais e sensoriais, foram selecionadas três frutas para compor os sucos mistos: marolo, cagaita e mangaba. A proporção indicada para os sucos é de 0 a 70% de marolo, de 10 a 70% de cagaita e 10% de mangaba.

“Vimos que o marolo e a cagaita poderiam ser usados em maior proporção e a mangaba em menor. Era o que dava a melhor resposta. Mas a proporção exata, se eu quero colocar mais marolo ou cagaita dentro dessa faixa, depende do custo e da disponibilidade do fruto”, diz Vanessa Rios.

Pesquisadoras da UFLA

Adição de fibras e conservação

Além de desenvolver um suco misto das frutas do cerrado, outro objetivo do projeto é torná-lo funcional. “Devido às demandas do mercado e ao perfil do consumidor atual, queríamos desenvolver um suco funcional, com fibras. Assim, esse produto poderá auxiliar o funcionamento do intestino e trará uma série de benefícios além do valor inerente nutritivo”, conta a pesquisadora. Estão sendo testadas fibras elementares, para identificar qual influencia menos na textura, viscosidade e aceitação do produto. O suco também é diet.

Leia também:

Para chegar ao mercado, a pesquisadora destaca que seria interessante avaliar ainda processos de conservação dos sucos: definir qual o tratamento térmico ideal e qual a vida útil do produto. A pesquisa conduzida na UFLA tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

A pesquisadora coordena um projeto de desenvolvimento de sucos mistos e funcionais com frutas do cerrado.

Confira, no podcast Ondas da Ciência!

Confira o original no link abaixo:

http://minasfazciencia.com.br/2019/06/28/sucos-funcionais-com-frutas-do-cerrado/
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Como cuidar de uma panela de ferro para que dure por décadas

Descubra como cuidar da sua panela de ferro para que ela dure por décadas. Veja…

% dias atrás

8 alimentos para aumentar a imunidade no outono e inverno

Saiba como aumentar a imunidade no outono e inverno com 8 alimentos poderosos e fáceis…

% dias atrás

Motorista morre após carreta tombar na BA-026 no sudoeste baiano

Motorista morreu na manhã desta quinta-feira (17) após perder o controle da carreta que dirigia…

% dias atrás

Bahia pode ter nova santa com beatificação de Maria Milza

Bahia pode ganhar uma nova santa, com o início do processo de beatificação de Maria…

% dias atrás

Davi Brito, ex-BBB, é parado na Lei Seca e levado à delegacia em Salvador

O campeão do BBB 24, Davi Brito, foi parado durante uma blitz da Lei Seca,…

% dias atrás

Feira da Páscoa tem cultura e sabores em Formosa do Rio Preto

Em meio ao clima tranquilo da noite de terça-feira (15), a Feira da Páscoa em…

% dias atrás

This website uses cookies.