TCM-BA determina que prefeito de Baianópolis suspenda pintura de prédios públicos com cor partidária

Tribunal de Contas dos Municípios vê indícios de autopromoção em obras realizadas na cor azul, usada na campanha política do gestor. Denúncia foi feita por Jandira Xavier.

Prefeito de Baianópolis, Bahia, Weube Febrônio
Foto: Reprodução

O TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia) determinou na quarta-feira (17/09) que o prefeito de Baianópolis, Weube Febrônio dos Santos, suspenda imediatamente a pintura de prédios públicos com a cor associada ao seu partido político. Febrônio foi eleito em 2024 pelo Progressistas.

A decisão foi ratificada pela 1ª Câmara do tribunal antes mesmo da análise do mérito do processo, aberto a partir de denúncia apresentada pela ex-prefeita Jandira Soares Silva Xavier, que governou o município em quatro mandatos e já teve Febrônio como vice, entre 2016 e 2020.

Denúncia aponta uso da cor partidária

Na representação, a denunciante afirmou que a gestão vem utilizando a cor azul, marca da campanha eleitoral e do partido do prefeito, na pintura de prédios públicos. Ela ressaltou que a tonalidade não corresponde ao brasão ou à bandeira oficial do município, o que caracterizaria, em sua avaliação, tentativa de autopromoção.

Conselheiro vê indícios de promoção pessoal

Relator do processo, o conselheiro Paulo Rangel destacou que pintar imóveis públicos com a cor utilizada na campanha eleitoral do gestor indica indícios de promoção pessoal. Ele lembrou que “a publicidade institucional não pode ser confundida com propaganda política ou partidária, sendo vedado o uso de atos administrativos para promoção individual”.

Diante do risco de continuidade da prática, o TCM concedeu medida liminar determinando a suspensão imediata das pinturas e de todos os atos de publicidade relacionados.

Em mensagem ao Portal do Cerrado, Febrônio explicou que usa as cores da bandeira do município do oeste baiano, e o processo, que foi retirado de pauta duas vezes e ainda não foi julgado no mérito.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários