Temporal em Picos causa duas mortes e deixa rastro de destruição

Temporal em Picos, Piauí
Temporal em Picos deixa rastro de destruição e mortes. - Foto: Redes sociais

O temporal em Picos que atingiu Picos, deixou duas pessoas mortas e prejuízos significativos entre a noite de segunda (13) e a manhã desta terça-feira (14). A forte chuva alagou bairros, deixou moradores ilhados e causou destruição.

O gerente da Caixa Econômica Federal, José Marcondes Barros, morreu ao tentar salvar seu cachorro. Ele foi arrastado pela correnteza após o portão de sua casa ceder à força da água. Sua esposa sobreviveu.

José Marcondes Barros era gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal em Picos
José Marcondes Barros era gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal em Picos e morreu durante temporal em Picos, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução

O representante comercial Pedro Santos, vizinho de José Marcondes, relatou ao g1 que, quando o portão caiu, o bancário caiu em um lado, onde havia correnteza, e a esposa do outro. Ela conseguiu se salvar. “Era uma pessoa muito boa, a gente sempre fazia caminhada, falava com ele e conhecia da Caixa”, disse.

Outro homem, ainda não identificado, foi eletrocutado ao atravessar uma estrada alagada na zona rural. Segundo o g1, um poste de energia caído na via causou a tragédia.

Estragos e alagamentos

Ainda de acordo com o g1, a chuva acumulou 135 milímetros, arrastou carros e destruiu portões de várias casas. Moradores buscaram abrigo em telhados e móveis mais altos. Muitas famílias enfrentaram perdas materiais.

Bombeiros, Exército e Defesa Civil trabalham no resgate de vítimas e avaliam danos. O órgão emitiu alerta para chuvas fortes nas próximas 24 a 48 horas, pedindo atenção redobrada dos moradores.

No alerta, o órgão também orientou à população que mantenha a calma e siga as recomendações das autoridades locais. “É fundamental evitar áreas de risco, como encostas, pontes e locais propensos a alagamentos”, pontuou.

Algumas instruções de segurança no trânsito são:

  • Evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas
  • Parar o carro se a chuva estiver muito forte
  • Não tentar atravessar enxurradas
  • Não se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados
  • Não permanecer em áreas abertas
  • Não ficar no alto de morros ou no topo de prédios
  • Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
  • Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas
  • Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios
  • Evitar estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica

A região segue sob o alerta laranja do Inmet para chuvas de até 100 mm.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8589 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários