Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: Science Photo Library
O terceiro caso da varíola dos macacos foi confirmado nesta quarta-feira (20) na Bahia. De acordo com Secretaria de Saúde de Salvador – SMS, o paciente do sexo masculino de 31 anos é morador da capital baiana e começou a sentir o sintomas em 13 de julho. O órgão de saúde não informou se ele tem histórico de viagens.
Ele apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. Segundo a SMS, ele não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio.
Outros dois casos reportados no estado, são de um homem de 32 e outro de 34 anos que seguem em isolamento domiciliar e passam bem.
Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.
O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, os sintomas duram de 16 a 21 dias.
Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência.
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas. A Monkeypox se assemelha à varíola humana que foi erradicada em 1980.
com g1 e Correio
EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.
Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.
Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira
Em dia de clássico BA-VI, Esporte Clube Vitória, recebe notícia do falecimento de Agenor Gordilho,…
Barreiras (BA) — A Polícia Civil da Bahia confirmou nesta quinta-feira (16) a localização do…
Conheça o truque simples para deixar suas orquídeas mais saudáveis
This website uses cookies.