Um forte terremoto de 7,7 de magnitude sacudiu a costa leste de Taiwan na noite desta terça-feira no Brasil e manhã de quarta-feira (3) no horário local. As primeiras informações apontam para 50 pessoas feridas e registro de pelo menos um óbito. Logo após o abalo sísmico, autoridades emitiram um alerta de tsunami para o Japão, que fica a mais de 2 mil quilômetros do local do epicentro.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Vídeos com imagens impressionantes rapidamente correram o mundo, mostrando prédios destruídos e pessoas buscando abrigos, enquanto outras correram para o meio da rua. Um dos vídeos mostra o recuo do mar na costa do Japão, indicando, possivelmente, um tsunami. Autoridades evacuaram o Aeroporto de Naha em Okinawa, com passageiros levados o 3º andar após alerta.
Águas do mar no Japão recuam após terremoto em Taiwan. Além do Japão, Filipinas também emitiu alerta de tsunami.
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) April 3, 2024
Leia mais em https://t.co/HYhRz6afiq pic.twitter.com/pynrlHpT3Y
De acordo com g1, edifícios desabaram na cidade de Hualien, e pessoas estão presas entre os escombros. O texto aponta que este é o mais forte terremoto registrado em Taiwan nos últimos 25 anos. O abalo também foi sentido em cidades da China, incluindo a enorme cidade de Xangai. Ainda assim, não há informações de feridos na capital chinesa.
Vídeo impressionante no momento do terremoto em Taiwan
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) April 3, 2024
Leia mais em https://t.co/HYhRz6afiq pic.twitter.com/LShBigDMBP
Vídeos também mostram deslizamentos após o tremor, enquanto parte da capital Taipei seguia sem energia elétrica. Mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido, segundo a empresa que fornece energia na ilha, aponta a CNN.
Pelo menos 10 réplicas com magnitude acima de 5,0 foram sentidas na hora seguinte ao terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Autoridades filipinas pediram para que moradores das áreas costeiras deixassem o local imediatamente.
Cinturão de fogo do Pacífico
O Círculo de Fogo do Pacífico é formado pelo encontro de várias placas tectônicas, tornando a região uma zona com alta frequência de terremotos e tsunamis. Esta área é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta. O chamado círculo percorre toda a extensão da costa do Oceano Pacífico.
Começa com uma ramificação no Oceano Índico e segue pela Indonésia, Sumatra e Malásia até a Placa das Filipinas. Então, o anel abrange toda a Placa do Pacífico, a Placa Juan de Fuca (localizada em frente à costa do Canadá e dos estados americanos de Washington e Oregon), a Placa de Cocos (localizado no Pacífico em frente à América Central) e a Placa de Nazca (junto à América do Sul)