Um forte terremoto de 6,8 de magnitude, sacudiu o centro do Marrocos nesta sexta-feira (8), deixando 296 mortos. Os nรบmeros nรฃo sรฃo definitivos e sรฃo estimativas iniciais, assim como os 153 feridos, de acordo com o balanรงo inicial divulgado pelo Ministรฉrio do Interior. O abalo sรญsmico durou em torno de 15 segundos danificando prรฉdios na cidade histรณrica de Marrakesh, atรฉ as aldeias nas montanhas dos Atlas.
O terremoto ocorreu por volta das 19h30 (de Brasรญlia), aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviรงo Geolรณgico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglรชs), apontou o g1.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Quinze minutos depois, outro terremoto agora de baixa intensidade foi sentido pelos moradores, que estรฃo nas ruas em busca de seguranรงa. Conforme o G1, com informaรงรตes de agรชncias internacionais, homens, mulheres e crianรงas permaneceram fora de suas casas em algumas cidades da รกrea, temendo rรฉplicas. Vรญdeos nas redes sociais, que ainda nรฃo verificados por agรชncias, mostram pessoas saindo de centros de compras, restaurantes e de edifรญcios residenciais, enquanto outros mostram a destruiรงรฃo pelas ruas.
O chefe da cidade de Talat NโYaaqoub, Abderrahim Ait Daoud, disse ao site de notรญcias marroquino 2M que vรกrias casas em cidades da regiรฃo de Al Haouz desabaram parcial ou totalmente. A cidade tambรฉm segue sem eletricidade e hรก estradas bloqueadas em alguns trechos.
Os veรญculos de imprensa marroquinos relatam que este รฉ o abalo sรญsmico mais forte jรก registrado. Em 2004, ao menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do paรญs.
Um forte terremoto de magnitude 6.8 atingiu o Marrocos. Hรก relatos de vรกrios prรฉdios e casas desabadas, mas ainda nรฃo hรก uma contagem oficial de vรญtimas. pic.twitter.com/ug7kKSY4TU
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 8, 2023
O tremor tambรฉm foi sentidos em paรญses como a Espanha, Portugal e tambรฉm na Argรฉlia. Contudo nรฃo hรก informaรงรตes se deixa feridos.
๐ฒ๐ฆTerremoto de magnitude 6.9 no Marrocos foi sentido em Portugal, Espanha e Argรฉlia. pic.twitter.com/oftTX8YeuM
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolรญtica Atualidades (@danuzioneto) September 9, 2023