Operação resgata 400 pássaros no Oeste da Bahia

As aves estavam confinadas em apenas 19 gaiolas e muitas foram encontradas mortas. Caso ocorreu em Santa Maria da

Tráfico de animais Santa Maria da Vitória, Bahia, Inema
Operação contra tráfico de animais, resgata 400 pássaros em Santa Maria da Vitória, na Bahia - Foto: Inema

Uma operação contra o tráfico de animais resgatou 400 pássaros que estavam sendo transportados ilegalmente em um carro na BR-349, na região da cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Os animais estavam confinados em 19 gaiolas e muitas aves foram encontradas mortas, conforme o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

A Polícia Civil coordenou a ação da na sexta-feira (11), mas somente divulgada nesta quinta-feira (17). Os policiais interceptaram o veículo e apreenderam diversas espécies, incluindo canários, papa-capins, coleirinhas e filhotes de papagaio-verdadeiro.

LEIA TAMBÉM

Mulher escorrega e fica pendurada em janela no 15º andar; vídeo

Após a apreensão, o Inema encaminhou as aves sobreviventes para receber cuidados na Unidade Regional Rio Corrente. Durante quatro dias, a equipe multidisciplinar do instituto assegurou a alimentação e o tratamento dos pássaros, que estavam debilitados.

Operação do Inema contra tráfico de animais resgata 400 pássaros em Santa Maria da Vitória, na Bahia – Foto: Inema

Em seguida, o órgão realizou o transporte especializado das aves até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. O veículo utilizado para o traslado foi climatizado e adaptado para garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante o percurso.

No CETAS, os pássaros serão triados, tratados e preparados para a reintegração à natureza. De acordo com o Inema, será respeitado o tempo necessário para a recuperação de cada espécie.

“O resgate rápido em situações de tráfico é fundamental para garantir o bem-estar dos animais. Muitas dessas aves são submetidas a condições que resultam em estresse, desidratação e até mesmo morte”,

explica o veterinário Caio Vinícius, da Coordenação de Gestão de Fauna.

Consideram-se infrações ambientais graves os abusos e maus-tratos a animais silvestres, sujeitando os responsáveis à apreensão e multa. Você pode denunciar atividades ilegais pelo telefone 0800-071-1400 ou pelo e-mail: [email protected].

Sobre Redação 6416 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários