Na manhã desta terça-feira (14), moradores de Taguatinga, no sudeste do Tocantins, sentiram o tremor de terra com epicentro em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento ocorreu por volta das 10h14 e teve magnitude de 4,2 mR, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
A servidora Luzinete dos Santos relatou ao g1:
“Em alguns locais da cidade estão falando que sentiram, mas nem imaginávamos ser terremoto! Aqui no escritório sentimos sim o tremor. Foi muito rápido, tipo uma onda de tremor. Mais ou menos umas 10h20. Foi tipo aquele rolo compressor passando na rua.”
Relatos destacam sensação rápida e intensa
O empresário Vilidiou Soletti, que mora em Taguatinga, mas estava em Luís Eduardo Magalhães durante o tremor, descreveu a experiência:
“Aqui em Luis Eduardo foi um tremor que parece que estava ‘passando’. Começou mais fraco e aumentou. Tremendo as janelas, teto, chão. Como uma sensação de um rolo de asfalto, acompanhado de um barulho de vibração com duração de poucos segundos.”
Mesmo em Taguatinga, moradores perceberam a vibração leve, o que chamou atenção pela proximidade entre os estados e a intensidade moderada do abalo.
Especialistas explicam fenômeno
Segundo a RSBR, tremores de baixas magnitudes são relativamente comuns no Brasil, especialmente no Nordeste e Centro-Oeste, decorrentes das pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.
Esses abalos naturais raramente causam danos estruturais e são geralmente percebidos como pequenas vibrações, mesmo em cidades vizinhas ao epicentro. O último tremor registrado na Bahia havia ocorrido em Jacobina, no dia 11 de outubro, com magnitude de 1,9 mR.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado