Moradores de alguns bairros do município gaúcho de Caxias do Sul foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). Nas redes sociais, relatos descrevem a sensação de residências balançando e um grande barulho, na cidade localizada no nordeste do Rio Grande do Sul.
A secretaria municipal do Meio Ambiente, em nota divulgada nesta manhã, informou que os tremores ocorreram em pelo menos quatro bairros.
Conforme o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos”, diz.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três tremores na Serra Gaúcha nas primeiras horas do dia. O primeiro, de 2,4 graus, ocorreu às 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus. Já o terceiro, às 3h03, também em Caxias do Sul, com a mesma intensidade.
No último final de semana, chuvas torrenciais também atingiram o município, resultando em mais deslizamentos de terra e danos na cidade, que já havia decretado estado de calamidade pública no início de maio. As chuvas causaram a morte de ao menos nove pessoas na cidade, com uma pessoa ainda desaparecida.
Um deslizamento de terra registrado nesta madrugada rompeu uma adutora, atingida anteriormente em 1º de maio e reparada dias depois. Como resultado, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre está inoperante, levando à interrupção total ou parcial do fornecimento de água para 52 bairros.
Desde o final de abril, fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, causando inundações que já deixaram quase 150 mortos até esta segunda-feira (13).