Descubra o que está causando os tremores em Caxias do Sul

A região voltou a sofrer com chuvas no último final de semana

Terremoto durante a madrugada assusta moradores de Caxias do Sul, no Rio Grande Sul, após enchentes
Tremores registrados na madrugada desta segunda-feira (13/05) em pelo menos quatro bairros de Caxias do Sul - Foto: Divugação/SMOSP

Moradores de alguns bairros do município gaúcho de Caxias do Sul foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). Nas redes sociais, relatos descrevem a sensação de residências balançando e um grande barulho, na cidade localizada no nordeste do Rio Grande do Sul.

A secretaria municipal do Meio Ambiente, em nota divulgada nesta manhã, informou que os tremores ocorreram em pelo menos quatro bairros.

Conforme o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos”, diz.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três tremores na Serra Gaúcha nas primeiras horas do dia. O primeiro, de 2,4 graus, ocorreu às 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus. Já o terceiro, às 3h03, também em Caxias do Sul, com a mesma intensidade.

No último final de semana, chuvas torrenciais também atingiram o município, resultando em mais deslizamentos de terra e danos na cidade, que já havia decretado estado de calamidade pública no início de maio. As chuvas causaram a morte de ao menos nove pessoas na cidade, com uma pessoa ainda desaparecida.

Um deslizamento de terra registrado nesta madrugada rompeu uma adutora, atingida anteriormente em 1º de maio e reparada dias depois. Como resultado, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre está inoperante, levando à interrupção total ou parcial do fornecimento de água para 52 bairros.

Desde o final de abril, fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, causando inundações que já deixaram quase 150 mortos até esta segunda-feira (13).

Sobre Redação 5992 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários