Divulgado o cronograma do Enem 2024; veja datas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Iep, divulgou o edital com cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2024
Inep divulga edital com cronograma do Enem 2024 | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o edital com cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com datas importantes para os participantes.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro, e os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 13 de janeiro de 2025.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

As inscrições para o Enem 2024 serão abertas em 27 de maio e encerram-se em 7 de junho. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 12 de junho.

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado ou desejam solicitar o uso do nome social devem fazê-lo até 7 de junho. O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será divulgado em 17 de junho, com período para recursos até 21 de junho e resultado final em 27 de junho.

O Cartão de Confirmação da Inscrição, contendo informações como número de inscrição, data, hora e local do exame, além da opção de língua estrangeira, será disponibilizado posteriormente.

O Enem 2024 será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. As áreas de conhecimento avaliadas são linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, as notas do exame são utilizadas em programas de financiamento estudantil e seleção para universidades em Portugal.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem acessar o edital (aqui) e o site do Inep

Cronograma

  • Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
  • Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
  • Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito oficial: 20 de novembro
  • Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Sobre Redação 5992 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários