Fake News sobre vaquejada de Formosa do Rio Preto prejudica comércio e enfraquece economia

Notícia falsa tem sido imputada a grupo de oposição com intenções meramente eleitoreiras para enganar o próprio eleitor.

Portão principal de entrada no Parque de Vaquejada Major Leopoldo - Foto: Portal do Cerrado
Ouça o áudio

As fake news sobre a não realização da 38ª edição da Vaquejada de Formosa do Rio Preto, na Bahia, tem prejudicado a economia local, com comerciantes colocando o “pé no freio” na aquisição de mercadorias para abastecer o comércio para os dias da festa. Por outro lado, o setor de serviços, como os hotéis, tem enfrentado a desistência ou a falta de confirmação de hóspedes.

A situação ficou tão séria que quase não se ver na cidade, como nos anos anteriores, pessoas colocando casas para alugar ou aquecimento das vendas das lojas de roupas e calçados.

A lógica da notícia falsa seria imputar culpa ao grupo de oposição, exemplo do que aconteceu com a não distribuição da cesta básica e peixe na Semana Santa, desmentida, inclusive, pela própria equipe do governo municipal, após ganhar proporção nas redes sociais e o burburinho nas rodas de conversas e após a divulgação de dois vídeos, um inclusive muito duro de Bira Lisboa e o outro de Adelar Elói, rebatendo a informação falsa.

Que mentira tem perna curta todo mundo sabe, inclusive os próprios irresponsáveis que inventam histórias falsas para enganar o eleitorado em ano de eleição, num comportamento antigo de política antiga dos anos de 1990.

Mas o que essas pessoas sem noção não sabem é que atitudes dessa natureza retira a credibilidade da nossa maior festa, uma vez que visitantes e vaqueiros ficam na dúvida sobre sua realização e acabam desistindo de virem para Formosa do Rio Preto. Perde a economia, perde a população e deveria provocar outras perdas.

As fake news também prejudicam os barraqueiros porque todos ficam inibidos em investirem seu já pequeno capital em algo que parece duvidoso. O medo de levar prejuízo toma conta de todos.

Qualquer governante interessado em números da economia local, no desenvolvimento da cidade, tentaria de qualquer forma engrandecer a vaquejada numa organização mais arrojada. Mas o que se ver, é que a prefeitura sequer abriu uma frente de trabalho para embelezar a cidade, que neste momento encontra além da sujeira, buracos nas suas principais vias ou mato tomando conta de ruas de bairros periféricos. Aliás, as frentes de trabalho para a organização da vaquejada, injetaria dinheiro na própria cidade, no próprio morador, que poderia usá-lo nos dias que seguem a grande festa do oeste baiano.

Se por um lado o grupo propaga mentira com a aquiescência de quem quer que seja, por outro a prefeitura tem encontrado dificuldade em divulgar as atrações musicais do domingo (2), fechamento da vaquejada. O Portal do Cerrado apurou que a organização pretende colocar três bandas, duas inclusive já estariam contratadas, esperando somente a agenda da terceira.

Ainda assim, essa divulgação sairá a qualquer momento, junto com um cartaz de divulgação, faltando menos de 20 para o início da vaquejada.

O áudio foi produzido com a ajuda de IA.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7980 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Fátima

Gostei dessa nota sobre as fake news, Darlan Lustosa

Deixa Quieto

Nossa como é sensacionalista. Aí como gosta de tentar salvar a já fracassada candidatura de Bira. Engraçado que acompanhando algumas redes sociais, vi vários anúncios de casa para aluguel de temporada. Não vi nenhum comerciante deixando de fazer seus abastecimentos. Jornaleco deveria se reavaliar e começar a postar coisas úteis, ou mudar de noticiário para comitê. Cá entre nós. Você tem esperança mesmo de Bira ganhar? shuashuashuashuashuashua Seria mais bonito deixar de tentar denegrir o governo atual. Ou tente fazer propaganda de Bira, ou noticiários. Mas que seja notícias. Não como uma que vi que estudantes estava fazendo protesto. Kkk… Leia mais »