Depois de o jornal Folha de S.Paulo ter revelado o esquema de caixa dois da campanha de Jair Bolsonaroo (PSL), no qual empresários financiaram uma rede de notícias falsas para serem compartilhadas no WhatsApp contra o PT, era esperado que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciasse o quanto antes, já que o segundo turno das eleições está marcado para daqui a pouco mais de uma semana. Porém, nada foi feito até a tarde desta sexta-feira (19).
O próprio aplicativo de mensagens que era usado para propagar as fake news já notificou às agências envolvidas no esquema. O WhatsApp exigiu também que elas parem de usar os números de celulares obtidos pela internet para aumentar o alcance dos grupos na rede social.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.