Vacina universal contra o câncer mostra resultados promissores em estudo com mRNA

Pesquisadores da Universidade da Flórida avançam no desenvolvimento de uma vacina experimental com potencial para tratar diversos tipos de tumor.

vacina contra câncer rna
A combinação foi testada em camundongos com melanoma e apresentou resultados promissores. — Foto: Freepik

A busca por uma vacina universal contra o câncer deu um passo decisivo. Cientistas da Universidade da Flórida desenvolveram uma fórmula experimental baseada em mRNA que, em testes com camundongos, ampliou significativamente os efeitos da imunoterapia tradicional.

O estudo, publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering, revelou que a combinação da vacina com medicamentos anticâncer comuns desencadeou uma resposta imune intensa, capaz de eliminar tumores em modelos de câncer de pele, cérebro e osso.

Tecnologia imita combate a vírus e aumenta eficácia de imunoterapia

Diferente das vacinas convencionais que atacam proteínas específicas dos tumores, a nova abordagem faz com que o sistema imunológico reaja como se enfrentasse um vírus. Isso leva, a princípio, ao aumento da proteína PD-L1 nos tumores, o que os torna mais vulneráveis aos tratamentos.

Segundo o oncologista pediátrico Elias Sayour, autor principal do estudo, a descoberta pode abrir caminho para tratamentos menos agressivos, substituindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia em alguns casos. A vacina testada utiliza mRNA em uma formulação “generalizada”, que não mira uma mutação específica, mas estimula uma resposta imune robusta.

Resultados positivos levam à preparação de testes em humanos

Nos experimentos com camundongos, a vacina eliminou tumores por completo em alguns casos, conforme apontou o portal Infomoney. A mesma equipe já havia conduzido, em 2024, o primeiro ensaio clínico com vacina personalizada de mRNA para glioblastoma, um tipo de câncer cerebral agressivo. Agora, com a nova tecnologia — inspirada nas vacinas contra a Covid-19 —, os cientistas trabalham para adaptar a fórmula a diferentes tipos de câncer e iniciar testes clínicos em humanos.

Se os resultados forem confirmados, o imunizante poderá ser produzido em larga escala, representando uma nova e poderosa arma contra o câncer.

Com informações do Infomoney

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9590 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários