O prefeito Manoel Afonso (PSD) cancelou oficialmente a realização da vaquejada de Formosa do Rio Preto, que estava prevista para os dias 27 até 31 de maio deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município em um decreto na sexta-feira (26).
O prefeito segue as orientações do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia, que diz que municípios se abstenham de realizar ou autorizar festejos utilizando dinheiro ou recurso público ainda que previstos no orçamento da municipalidade durante a pandemia do novo coronavírus .
O decreto municipal do ano passado também define medidas temporárias e emergenciais adotadas na prevenção e controle da COVID-19,em especial, seu artigo 10°, que suspende os eventos, públicos ou particulares, em todo território Municipal, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, previsto também no Decreto Estadual n°20.333, de 24 de março de 2021, artigo 8º.
Este é o segundo ano que o município não realiza um dos maiores eventos do Oeste da Bahia por conta da pandemia provocada pela Covid-19.