O Papa Francisco teve suas primeiras imagens no caixão divulgadas pelo Vaticano na manhã desta terça-feira (22). As fotos foram feitas na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice, onde ele viveu seus últimos dias. Em uma das imagens, o cardeal Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano, aparece rezando ao lado do corpo do papa.
A divulgação marcou o início das homenagens ao líder católico, que mobiliza fiéis do mundo inteiro. Em outras palavras, é o momento de despedida de um dos pontífices mais carismáticos da história recente da Igreja Católica.
Funeral será no sábado, às 5h da manhã
O funeral do Papa Francisco vai ocorrer no próximo sábado, 26 de abril, às 5h da manhã no horário de Brasília (10h em Roma).
A celebração da Missa Exequial ocorrerá na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Logo após a missa, o corpo do papa seguirá em procissão solene até a Basílica de Santa Maria Maior. Depois, segundo o g1, seguirá para sepultamento, conforme o ritual previsto no Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice.
Velório aberto ao público começa na quarta-feira (23)
Antes do funeral, o corpo do Papa Francisco será levado na quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para homenagens do público. Roma e o Vaticano, esperam milhares de fiéis para prestar suas últimas despedidas.
O traslado terá procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na basílica pela porta central.
Além disso, a Igreja Católica realizará uma série de cerimônias ao longo da semana, respeitando cada detalhe do protocolo litúrgico reservado a um papa falecido.
Francisco morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). O Vaticano informou que o papa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.
Ainda de acordo com o g1, Francisco aprovou uma reforma que simplificou os rituais funerários de pontífices cinco meses antes de morrer.
Veja imagens:
Com g1 e Vatican News*
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado