Vazão dos rios do Cerrado cai 27% em 50 anos, mostra estudo

Publicação saiu nesta segunda-feira (23) pela Folha de S. Paulo.

Vazão de rios do Cerrado, Formosa do Rio Preto, Bahia, Cerrado: O Elo Sagrado das Águas do Brasil
Trecho do Rio Preto em Formosa do Rio Preto, na Bahia - Foto: Portal do Cerrado

O volume de água transportado pelos rios do Cerrado brasileiro caiu 27% nos últimos 50 anos. A redução equivale a 30 piscinas olímpicas por minuto deixando de fluir, segundo o relatório “Cerrado: O Elo Sagrado das Águas do Brasil”, divulgado nesta segunda-feira (23) pela Ambiental Media. As informações são da Folha de S.Paulo via Mídia Ninja.

Veja a publicação aqui

O estudo analisou mais de cinco décadas de dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sobre seis grandes bacias hidrográficas que têm origem no Cerrado: Araguaia, Paraná, Parnaíba, São Francisco, Taquari e Tocantins. O resultado é alarmante: além da redução na vazão, houve queda de 21% nas chuvas e aumento de 8% na evapotranspiração, processo que devolve água da vegetação para a atmosfera.

O relatório destaca que o desmatamento e as mudanças climáticas são os principais responsáveis pela crise hídrica no bioma, considerado a “caixa-d’água” do Brasil. Dados do MapBiomas indicam que a vegetação nativa nas bacias estudadas diminuiu 22% entre 1985 e 2022, enquanto a área de plantio de soja aumentou 19 vezes.

Um dos casos mais críticos é o da bacia do Rio São Francisco, que perdeu 50% de sua vazão desde os anos 1970. Segundo o pesquisador Yuri Salmona, coordenador do estudo, cerca de 93% da água que abastece o Velho Chico nasce no Cerrado.

Com informações de Folha de S. Paulo via Mídia Ninja.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9703 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários