Com o aumento significativo dos casos da COVID-19 em Formosa do Rio Preto o toque de recolher foi prorrogado por mais sete dias em um novo decreto publicado nesta quinta-feira (6). Fica proibido a circulaรงรฃo de pessoas entre as 21h e 5.
Sรฃo exceรงรตes ร determinaรงรฃo hipรณteses de deslocamento para ida a serviรงos de saรบde ou farmรกcia, para compra de medicamentos, ou situaรงรตes em que fique comprovada a urgรชncia. Alรฉm disso, a restriรงรฃo nรฃo se aplica aos servidores, funcionรกrios e colaboradores, no desempenho de suas funรงรตes, que atuam nas unidades pรบblicas ou privadas de saรบde e seguranรงa.
Entre outras medidas, o comรฉrcio considerado nรฃo essencial ficarรก fechado por 7 dias. O decreto suspende o alvarรก de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de todos os seguimentos, excetuando as de necessidades essenciais. Poderรฃo funcionar alรฉm dos serviรงos pรบblicos as seguinte atividades:
Fica tambรฉm proibido:
- A realizaรงรฃo de festas, eventos, confraternizaรงรฃo, reuniรตes de qualquer natureza e cultos religiosos ainda que realizados em ambiente domรฉstico;
- Os hotรฉis poderรฃo receber reservas somente para o pessoal que esteja trabalhando com abastecimento do comรฉrcio no municรญpio;
- Os restaurantes e lanchonetes sรณ poderรฃo funcionar em retirada e entrega a domicรญlio;
- O consumo em padarias, supermercados e congรชneres fica tambรฉm suspenso;
O novo decreto considera que parte da populaรงรฃo ainda nรฃo entendeu que o mundo vive em uma pandemia causada pelo vรญrus nomeado de Sars-CoV-2 e que as autoridades nรฃo conseguiram ainda o controle da sua disseminaรงรฃo.
A nรฃo observรขncia do protocolo รฉ considerado infraรงรฃo sanitรกria