O SAC Móvel estará em Formosa do Rio Preto, na Bahia, já a partir desta sexta-feira (8) e ficará na cidade até a próxima quarta-feira (13). Entre os serviços que deverão ser mais procurados, estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o antigo RG e certidão de antecedentes criminais.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O documento também possui uma versão digital que estará disponível no site do governo federal três dias após a impressão. O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.
LEIA TAMBÉM:
- Seis municípios do Oeste da Bahia recebem Selo Unicef; Formosa fica de fora
- Jovem autista viaja para conhecer Léo Santana e se perde em Salvador
A carteira tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). No caso em que haja separação é necessário averbação na própria certidão, feita em cartório. Para o caso de viúvos, a certidão de casamento pode estar averbada ou apresentar a certidão óbito da pessoa falecida.
Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale ressaltar que menores de 16 anos deverão ir acompanhados pelos pais ou responsável e não há necessidade de levar fotos.
A CIN permite incluir outros números de documentos como:
- nome social,
- CNH,
- carteira de trabalho,
- título de eleitor,
- certificado militar,
- tipo sanguíneo e fator RH,
- doador de órgãos,
- além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual.
O SAC Móvel oferece também durante o período de visita, os serviços:
- Divulgação de ações, apoio, orientação e disponibilização de informações de diversos órgãos que prestam serviços a mulheres pela Secretaria de Políticas para Mulheres;
- Orientação e Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Emissão de Antecedentes Criminais;
- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado
- Serviços do PLANSERV.