Um vereador da cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, perdeu o mandato na terça-feira (19) após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O parlamentar Renan Fonseca (DC), que se apresentava como o primeiro vereador autista do Nordeste, foi cassado após a Justiça Eleitoral constatar fraude na cota de gênero do partido Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024.
Fraude em candidaturas femininas
De acordo com o TRE-BA, o Democracia Cristã usou as candidaturas de Marinalva dos Santos de Jesus e Jocileide Generosa da Conceição apenas para cumprir a exigência legal da cota de gênero. As duas, no entanto, apresentaram votação inexpressiva, não realizaram atos de campanha relevantes e não prestaram contas eleitorais.
O Cartório Eleitoral de Juazeiro (48ª Zona) reprocessou os votos da eleição nesta terça (19). Com a recontagem, Fonseca não atingiu a quantidade necessária para permanecer no cargo.
Novo vereador assume nesta quarta
A vaga será ocupada por Anderson Alves da Cruz (União Brasil), conhecido como Anderson da Iluminação. Ele deve tomar posse na Câmara de Juazeiro ainda nesta quarta-feira (20), conforme informações da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região.
Ontem pela manhã, Renan Fonseca chegou a negar a cassação em suas redes sociais e participou da sessão ordinária. Contudo, no fim do dia, divulgou uma nota lamentando a decisão e prometendo recorrer.
No sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Fonseca já aparece como cassada desde as 9h desta terça.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado