Um pouso forçado de um avião monomotor no meio da BR-101 surpreendeu motoristas e pedestres na manhã deste sábado (5), em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A aeronave, modelo Pelican 500 BR, aterrissou entre carros e caminhões, por volta das 11h50, no quilômetro 15 da rodovia, no sentido Porto Alegre (RS).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia duas pessoas a bordo: o piloto e o proprietário do avião. E, felizmente, ninguém ficou ferido.
Vídeo mostra momento da aterrissagem entre os veículos
O registro feito por ocupantes de um carro mostra o momento exato em que o avião de pequeno porte realiza o pouso de emergência, desviando habilmente dos veículos. O mais impressionante? Ele não colidiu com nenhum automóvel. A cena viralizou nas redes sociais e causou espanto entre os internautas.
De acordo com a PRF, a aeronave havia saído do aeroclube de Guaramirim, também no Norte de Santa Catarina, e retornava ao mesmo local. No entanto, uma pane no motor forçou a aterrissagem inesperada.
A concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho, informou que a aeronave foi empurrada para o acostamento e, às 12h40, já havia sido retirada completamente da via.
Além disso, mecânicos acionados avaliaram situação da aeronave, que possui certificado de aeronavegabilidade em dia, conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), apontou o g1. Por questões logísticas, as asas do avião foram removidas para que ele fosse transportado por terra até seu destino final. Ainda de acordo com o g1, às 16h10, aguardava-se a chegada de um caminhão para fazer o deslocamento.
FAB acompanha o caso
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já investiga incidente. O objetivo é esclarecer o que causou a falha no motor e avaliar se houve falha humana ou mecânica.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado