A queda de um avião, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), deixou 62 pessoas mortas. A aeronave da Voepass, antiga Passaredo, caiu em condomínio no bairro Capela, na cidade de Vinhedo. O avião modelo ATR-2 levava 57 passageiros e mais quatro tripulantes. Todos morreram no momento da queda do avião, apontou o g1, citando como fonte a prefeitura local. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
De acordo com a Voepass, dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, que havia saído de Cascavel, no Paraná, às 11h58. O avião seguia para Guarulhos, na Grande São Paulo. O caso aconteceu por volta das 13h28, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
De acordo com o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
A plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar, apontou que a aeronave chegou a atingir 5 mil de altitude e começou a perder altitude às 13h21. Nesse momento, a aeronave fez uma curva busca. Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
Avião cai em São Paulo com 58 passageiros e 4 tripulantes. Todos morreram. pic.twitter.com/ntfTF88nVH
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) August 9, 2024