A queda de um avião em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7), deixou dois mortos. De acordo com o g1, o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros morreram carbonizados, vítimas da queda do avião em avenida de São Paulo. O acidente ocorreu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista.
Advogado gaúcho entre as vítimas da queda
Márcio Carpena era professor de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e palestrante motivacional. Ele viajava por diversas cidades do Brasil promovendo mudanças de comportamento através de suas palestras. Carpena também era sócio majoritário do Carpena Advogados, com escritórios em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Divorciado e pai de três filhos, o advogado era conhecido por seu trabalho inspirador e suas publicações nas redes sociais, onde frequentemente compartilhava fotos de suas viagens de avião. Uma hora antes do acidente, ele publicou um vídeo informando que estava deixando São Paulo com destino a Porto Alegre.
Piloto experiente
A segunda vítima, Gustavo Medeiros, era piloto experiente com formação em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS. No LinkedIn, ele destacava suas 3.819 horas de voo como copiloto de Embraer 190 e 1.912 horas como comandante de ATR. Gustavo também pilotou o primeiro voo da aeronave com Carpena, em dezembro de 2024.
Detalhes do acidente
O avião, fabricado em 1981, foi adquirido pela empresa de Carpena em dezembro de 2024. A queda ocorreu por volta das 7h20, quando a aeronave atingiu um ônibus que transitava pela via. Dois corpos foram encontrados carbonizados dentro do avião, enquanto um motociclista e o motorista do ônibus ficaram feridos.
A via continua interditada, enquanto o Corpo de Bombeiros realizou o resgate das vítimas. Contudo, ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
Repercussão e homenagens
Ainda de acordo com a mídia da capital paulista, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) lamentou a morte de Carpena, destacando sua trajetória na advocacia. Amigos e familiares prestaram homenagens nas redes sociais.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado