Apontado como um dos aeroportos menos equipados e recebendo apenas aeronaves de pequeno porte, Barreiras está entre os destinos regionais mais caros do Brasil e com cancelamento de voos quase que diariamente.
A falta de compromisso de empresas e o descaso de autoridades regionais e também do estado, mostram o nível de preocupação de prefeitos com um equipamento importante para uma das regiões mais pujantes do país e uma força do agronegócio. Não se tem notícias de que essas autoridades tenham se reunido em busca de uma solução para um problema que persiste há tempos, causando prejuízos a população e os negócios do Oeste baiano.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Antes do carnaval, um importante advogado com prestação de serviços em Formosa do Rio Preto, na mesma região, teve seu voo cancelado e remarcado para março. Na terça-feira (13), um dos arquitetos mais requisitados do país que visitava parentes na região durante o feriadão, teve seu voo que o levaria de volta ao Centro Oeste cancelado pela VoePass. Em nota ao Portal do Cerrado, a companhia aérea disse que problemas técnicos foi o motivo do cancelamento do voo 2323 no último dia 13. (veja nota abaixo)
Também na terça, os cantores Beto Barbosa e Alexandre Leão tiveram shows suspensos no Carnaval de Barreiras, também por cancelamento de voos partindo da capital baiana com pouso programado para Barreiras.
A falta de equipamentos básicos para a operação foi a razão apontada pela gigante Gol há quase um ano para explicar a ausência de voos com aeronaves de grande porte para a região, apesar da elevada demanda da população pelo serviço.
Na lista de ausências estão o sistema de iluminação para auxiliar os pilotos na aproximação final e a homologação da sala de rádio, entre outros equipamentos, aponta o jornal Correio.
Ainda assim, a prefeitura de Barreiras disse que houve um aumento em mais de 26% no número de passageiros em 2023.
Como alento, uma das poucas opções regulares para a região, a VoePass, informa que está finalizando análises para anunciar em breve uma ampliação nas frequências, disse também o Correio.
Nota
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que o voo 2323 programado para partir de Barreiras com destino à cidade de Brasília, no dia 13 de fevereiro, às 16h, foi cancelado por motivos técnicos.
A companhia ressalta que segue estritamente as normas estabelecidas pela ANAC, conforme descritas na Resolução 400, que estabelece as Condições Gerais de Transporte para casos de atrasos e cancelamentos de voos.
Em função da alta demanda do período de Carnaval, não foi possível acomodar todos os passageiros em voos de outras companhias aéreas no mesmo dia. Alguns clientes embarcaram no voo de hoje, dia 14 de fevereiro, enquanto outros optaram pela remarcação futura ou reembolso da passagem.
A empresa trabalha em constante busca de melhorias e aprimoramentos para evitar situações como essa no futuro.