Formosa: emoção no 6º Desafio Rio Preto de Mountain Bike

Competição movimentou Formosa do Rio Preto, na manhã de domingo (14).

Atletas de mountain bike no pódio com suas medalhas e bicicleta, celebrando a vitória no 6º Desafio Rio Preto, em Formosa do Rio Preto, na Bahia
Competidores exibem suas conquistas no 6º Desafio Rio Preto de Mountain Bike, um marco no calendário esportivo de Formosa do Rio Preto, na Bahia - Foto: Oestechip

Domingo em Formosa do Rio Preto, na Bahia, foi dia de pedalar com garra. O 6º Desafio Rio Preto de Mountain Bike tomou algumas ruas e uma trilha pela zona rural, transformando o município no centro do ciclismo do oeste baiano. A competição reuniu 158 atletas para testar habilidades, resistência e a adrenalina de cada subida e descida desafiadora em dois percursos de 60 e 40 km. Além de uma galeria sob a BR-135, os atletas percorreram um pequeno trecho de não mais do que 500 metros pela rodovia federal.

A cidade em si, com suas paisagens interessantes, viu parte de sua rede hoteleira lotada, evidenciando o entusiasmo pelo turismo ainda carente de ações. Famílias inteiras vieram apoiar os participantes e cada um trouxe consigo mais do que bicicletas; trouxe a energia vibrante de quem compartilha uma paixão.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Emoção não faltou com campeões coroados em diversas categorias, com destaque para a feminina, que não só desafiou as trilhas mas também os estereótipos, mostrando a força e a determinação das mulheres no esporte. A energia da pequena torcida local se multiplicavam a cada pedalada, a cada superação e, especialmente, a cada vitória. Voluntários ajudaram na realização da prova, organizada pelo Cid Bike, que a cada ano supera na organização.

A prova também teve apoio da Brigada Voluntária e da 86ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar).

Desafio de Mountain Bike eleva Formosa do Rio Preto a polo esportivo, reunindo atletas e fãs em competição vibrante e inspiradora.
6º Desafio Rio Preto aconteceu neste domingo (14) em Formosa do Rio Preto, na Bahia – Foto: Reprodução

Uma das chegadas mais emocionantes teve a participação de um formosense e vitória de um barreirense por milésimos de segundo, cronometrados pela Oeste Chip.

A prova teve largada simbólica na Praça da Matriz por volta das 8h e reuniu um público ainda pequeno para a importância da competição, saudando a chegada dos competidores após as 10h. Um pódio montado ao meio da praça, construída na década de 1970, premiou os vencedores, com troféus, medalhas e dinheiro. Ao todo, a competição distribuiu R$ 25 mil com apoios de patrocinadores locais.

Antes da premiação, os participantes e público ainda tiveram música ao vivo, ao som de Jorginho Vidal e banda.

Se na cidade houvesse um calendário esportivo e apoio institucional sério, certamento o Desafio Rio Preto de Mountain Bike já estaria fazendo parte do calendário de grandes competições. De qualquer forma, o desafio em si, além da boa organização, foi um espetáculo de força de vontade e a celebração do ciclismo como ferramenta de união e inspiração.

Formosa do Rio Preto confirmou seu lugar no mapa como um destino para ciclistas e entusiastas do esporte, sedimentando a tradição e a paixão pelo ciclismo no extremo oeste da Bahia. Agora é esperar o próximo ano.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários