São Gonçalo do Gurgueia no sul do Piauí, terá o maior parque de energia solar da América Latina

Foto: Portal Corrente



O governador do Piauí, Wellington Dias anunciou, na quarta-feira (24), o início da construção do maior parque de energia solar da América Latina.

O empreendimento, denominado “São Gonçalo”, ficará no povoado Santa Marta, zona rural de São Gonçalo do Gurguéia, a 790 km de Teresina, no sul do Estado. Em reunião com representantes da Tozzi Industrires, contratada para a execução das obras físicas, ficou definido o início dos trabalhos para o dia 5 de novembro. A intervenção representa uma injeção significativa de recursos no estado.

“É um investimento de R$ 1,2 bilhão na fase inicial, chegando a R$ 3,6 bilhões até a conclusão. Representa emprego e renda para aquela região e vamos apoiar em tudo que pudermos”

revelou o governador.

A área adquirida para instalação do parque tem 600 hectares. A licença ambiental foi emitida quinta-feira passada. No momento, operários trabalham na retirada da vegetação. O próximo passo é a construção do acampamento e do canteiro de obras. A expectativa é de gerar 1.400 postos de trabalho.

“A nossa intenção é incentivar as empresas locais e a contratação de trabalhadores da região. Notamos pessoas qualificadas na região, faltando apenas experiência. Com esse projeto, geraremos muitos empregos”,

ressaltou Felipe Vieira, superintendente civil da Tozzi.

 

 

 

Segundo informa o site Portal Corrente, o governo fará investimentos em diferentes áreas para garantir a infraestrutura e os serviços necessários para a instalação do empreendimento. Por determinação do governador, técnicos das secretarias de Educação, Saúde, Segurança, Tecnologia e Trabalho, estão realizando levantamentos na região de São Gonçalo do Gurguéia para providenciar estruturas de hospital, capacitação de mão-de-obra, sinal de internet, entre outras.

“O hospital regional de Corrente será um suporte para São Gonçalo. Ele está passando por ampla reforma, em breve contará com UTI”,

pontuou o secretário do Estado da Saúde, Florentino Neto.

A primeira fase de construção do parque São Gonçalo deve durar um ano e meio. A estrutura inicial permitirá a geração de 475 megawatts de energia, o dobro da capacidade do maior parque de energia solar em operação na América Latina, o Nova Olinda, localizado em Ribeira do Piauí. Depois de concluídas todas as etapas, o que deve ocorrer em 4 anos, São Gonçalo poderá atingir a geração de 875 megawatts de energia limpa.

Sobre Darlan Alves Lustosa 3227 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

4 Comentário

  1. boa tarde , sou do piaui mais atualmente estou em são Paulo a trabalho , e estou muito feliz por essa obra ai perto de casa , e gostaria de saber como posso enviar ou cadastrar um currículo ,pois já tenho experiência nessa área da energia solar , fico muito grato se puderem me ajudar de alguma forma ai , tipo me mandando o email da empresa pra mandar currículo , sou formado em ELETRTECNICO sou ELETRICISTA tenho bastante experiência meus telefones pra contatos são (89)981415715 999060394

    • Djalma, boa noite. O Portal do Cerrado terá o maior prazer eu ajudar você. Dê-nos algum tempo para que possamos providenciar o e-mail do RH. Só peço que em breve nos cobre no Whats App 77 8124.2797. Abraços e faça sempre uso da leitura do Portal do Cerrado onde quer que esteja. Em São Paulo ou em breve na sua terra natal.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.