Casos de malária têm queda de 38% no Brasil;Bahia reduz 98% dos casos

Reprodução: Portal Biologia

Esta quinta-feira (25) marca o Dia Mundial da Malária. A malária é uma doença transmitida pelo mosquito Anopheles, e causada por protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas principais são febre, fadiga, vômitos e dores de cabeça. As principais vítimas são crianças de até 5 anos de idade, que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), representa 61% dos óbitos.

A Bahia apresentou uma redução de 98,2% dos casos de malária em 2019. Entre janeiro e março do ano passado, foram registrados 56 casos no estado, enquanto apenas um caso foi confirmado no mesmo período esse ano. Em 2018, dos 69 casos registrados na Bahia até 7 de junho, 66 aconteceram em Wenceslau Guimarães, sendo a cidade mais afetada no estado. Dois deles resultaram em morte, e três foram importados de Amazonas, Amapá e África do Sul.

No Brasil, a redução foi de 38%, segundo o Ministério da Saúde. A pasta registrou 31.872 casos novos da doença entre janeiro e março de 2019. Em 2018, no mesmo período, o número foi de 51.076. O foco da Malária é principalmente na região Amazônica, que concentra mais de 99% dos casos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.