Nascido em Corrente (PI) Cândido Albuquerque toma posse como reitor na Universidade Federal do Ceará

Foto: Gabriel Jabur/MEC

O professor piauiense, nascido na cidade de Corrente (PI), Cândido Albuquerque tomou posse como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), na quinta-feira, 22 de agosto em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Ele foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 19 de agosto.

A escolha de Cândido Albuquerque causou uma reação entre estudantes da universidade. Terceiro da lista tríplice quando teve apenas 610 votos, enquanto o escolhido por professores alunos e funcionários da UFC teve mais de 7.772 mil votos.

Correntino assina termo de posse em Brasília (DF) Foto: Gabriel Jabur/MEC

Albuquerque destacou que a qualidade de docentes, servidores e alunos dá a certeza de que a adoção de políticas institucionais voltadas ao empreendedorismo e inovação tão necessários ao incremento da pesquisa representará a inauguração de uma nova era.

Ministro da Educação Abraham Weintraub cumprimenta o novo reitor da Universidade Federal do Ceará

“A universidade brasileira precisa acordar para essa nova realidade do mercado de trabalho, precisamos dar aos nossos alunos novas e modernas habilidades para que estejam preparados para o futuro. Precisamos inovar, empreender e internacionalizar as novas ações. E o programa Future-se contará com a nossa contribuição”, afirmou o reitor.

Currículo – Advogado criminalista há 38 anos, Cândido Albuquerque se formou em Direito na UFC, em 1980, e faz parte do corpo docente desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação.

Mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016), Albuquerque foi chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de 1998 a 2002 e 2008 a 2011, além de coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC em 2010 e 2011. Foi, ainda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, e conselheiro Federal da OAB.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.