Sem bispo desde outubro de 2019, Diocese de Barreiras carece de um novo pastor

Papa Francisco ainda não nomeou novo bispo para diocese de Barreiras (BA)

Foto de Aloisio Alencar de Jesus, de 1957 | Acervo dos municípios brasileiros | IBGE

.

Desde que Dom Josafá Menezes foi transferido para Vitória da Conquista na Bahia, para assumir a Arquidiocese, em 09 de outubro de 2019, a Diocese de Barreiras carece de um novo pastor. A demora na nomeação de um novo bispo tem gerado expectativa na população católica das 15 cidades que compõem a diocese localizada no oeste da Bahia. Até uma oração foi criada e postada no site da instituição e compartilhada por meio de aplicativos de mensagens entre seus fieis.

.

Mapa que abrange a Diocese de Barreiras – Imagem: Reprodução – Diocese de Barreiras (BA)

.

Com tantos problemas ambientais e sociais que contrastam com as belezas naturais e culturais, espera-se que a demora na escolha de um novo bispo pela Igreja de Roma, seja uma preocupação do Papa Francisco em busca de um aliado com suas ideias de uma igreja em saída, uma igreja que está antenada com seus fiéis, que vá ao encontro de suas realidades. A Igreja precisa olhar também para os conflitos agrários, como os que acontecem em Formosa do Rio Preto, que atingem os moradores da comunidade de Aldeia no Alto Rio Preto.

VEJA TAMBÉM:

Considerando que a região integra o Matopiba (acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), um celeiro para o agronegócio, que gera bilhões de dólares e centenas de milhares de pessoas ainda passam fome e suas necessidades básicas não são atendidas, que o novo bispo seja antenado com as realidades de seu povo, que ajude na reflexão e se faça presente como pastor para equilibrar essas duas realidades. A escolha de um bispo que se posicione com firmeza contra as mazelas e seja habilidoso na condução e defesa de seu rebanho é o que se espera. Um bispo que vá além da liturgia, e demonstre sua fé com ações.

Para além, do chamado agronegócio, (junção de inúmeras atividades que envolvem de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária)¹ para poucos, a região conta com suas belezas naturais, faz parte do bioma cerrado e com diversas comunidades tradicionais. Olhar para o todo, é uma das missões dos bispos católicos, sucessores dos apóstolos, recebendo como missão santificar, ensinar, governar e trilhar os caminhos assertivos.

A partir do texto acima, qual sua expectativa quanto ao novo bispo?

A Diocese

Até 1854 a região da Diocese de Barreiras pertencia a Diocese de Olinda em Pernambuco e em seguida passando para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Com a criação, em 1913 da Diocese de Barra do Rio Grande para atender a região do São Francisco, a região do Oeste baiano foi incluída na nova divisão administrativa da Igreja.

Somente em maio de 1979 o Papa João Paulo II criou a nova Diocese de Barreiras, nomeando como primeiro Bispo Diocesano Dom Ricardo Weberberger (* 1939 + 2010). Em fevereiro do ano seguinte, foi nomeado Dom Josafá Menezes da Silva.

¹ Fonte – Wikipédia

Colaborou Alan Lustosa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.