Covid-19: psicólogas e assistentes sociais de Muquém do São Francisco oferecem acolhimento a quem está em isolamento social

a boa ideia partiu das profissionais

Imagem: Reprodução do e-card criado para divulgar o serviço em Muquém de São Francisco - Reprodução

Diante do isolamento social necessário imposto pela prefeitura de Muquém do São Francisco no Oeste da Bahia, para conter a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, psicólogas e assistentes sociais tem ofertado o serviço de escuta para as pessoas que tenham desenvolvido algum transtorno psicológico durante a quarentena.

O afastamento social provoca impactos emocionais para diversas pessoas, como a ansiedade e outros transtornos psicológicos além do medo de contrair o novo coronavírus. A ideia da equipe de profissionais é proporcionar a essas pessoas um meio de falar das angústias desse momento e responder questionamentos e ajudar a segurar o lado emocional.

O atendimento é voltado para quem não está sabendo lidar com o isolamento, ficando depressivo, agressivo, compulsivo ou com algum tipo de medo.

Na escuta e acolhimento ofertados via telefone, os profissionais orientam aos que necessitam, considerando que o serviço não é psicoterapia nem atendimento social. No entanto segue os preceitos éticos de ambas profissões mantendo o sigilo das informações e dados.

Foram disponibilizados os números telefônicos pessoais, tendo em vista, que a grande maioria desses profissionais estão em processo de isolamento social atendendo as orientações municipais. Destacamos que a proposta foi acolhida imediatamente por todos, com isso, disponibilizamos 08 profissionais durante 10 horas diárias ininterruptas. O serviço gratuito à população foi disponibilizado no último dia 24″.

disse a reportagem a psicóloga Érica Mabenia, do Núcleo Ampliado da Família e Atenção Básica da prefeitura de Muquém.

“A ação contempla o comprometimento ético e social dos profissionais de Muquém do São Francisco que colaboram sem esperar, buscar ou exigir remuneração adicional por compreender que é nossa função contribuir para o bem-estar da população levando informação fidedigna e que venha produzir maior tranquilidade para todos os munícipes, ” complementa a psicolóca.

A ideia foi abraçada pela  Prefeitura e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Muquém do São Francisco.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários