A prisão temporária da desembargadora Sandra Inês Rousciolelli foi convertida em prisão preventiva pelo ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça – STJ em decisão na noite desse sábado (28). O pedido da conversão foi feito pelo Ministério Público Federal e vale também para o advogado Vasco Rousciolelli Azevedo, filho da desembargadora presos no último dia 24. Segundo o MPF a medida visa resguardar a ordem pública e por conveniência da instrução criminal.
A desembargadora é acusada de favorecer em voto no Tribunal de Justiça da Bahia-TJBA em favor da Bom Jesus Agropecuária em uma disputa de terras em Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia. Segundo o MPF, a desembargadora formou uma “associação criminosa complexa especializada em venda de descisões” no âmbito do TJ-BA para legitimação de terras no oeste baiano. Ainda segundo a petição, o grupo praticava crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, em total “abalo a ordem pública”. O MPF salienta que, se o fato é uma “corrupção sistêmica, profunda e institucionalizada, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la”.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
As informações são do G1/Bahia Os recursos impetrados pela desembargadora Sandra Inês, o juiz Sérgio Humberto, e dos advogados Márcio Duarte, Geciane Souza Maturino dos Santos e Adailton Maturino dos Santos foram rejeitados pelo Superior
Seis dos oito presos sob acusação de envolvimento com a rede de grilagem e venda de sentenças desmontada pela Faroeste vão passar na cadeia o Natal e o Réveillon. A informação é da coluna Satélite
A eleição para a nova presidência do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA, que aconteceria amanhã (20) foi suspensa após deflagração da Operação Faraoeste pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (19). A ação