Covid-19: Governo da Bahia anuncia reabertura de 170 leitos de UTI

Segundo a Sesab, 50 leitos já foram reabertos e governador Rui Costa autorizou a reativação de outros 120, em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro

Hospital Espanhol em Salvador funcionará com capacidade máxima — Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

Mais 170 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 serão reabertos na Bahia, anunciou nesta manhã o Governo do Estado. Os leitos haviam sido desativados em Salvador, Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia dos 170 leitos, 50 já foram reabertos.

Os leitos serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), na capital baiana, em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Com isso, o Hospital Espanhol em Salvador irá operar com a capacidade máxima.

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também será ampliada a testagem e instituído protocolos de segurança para o verão em todo o estado.

“Ao longo das últimas semanas tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

Ainda segundo a Sesab, kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas. Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia Lacen-Ba recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos, que serão instalados a partir de terça-feira (8) e ampliarão a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a casa dos 6 mil mil testes diários.

Com G1 Bahia

Sobre Darlan Alves Lustosa 8329 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários