Superação e sucesso acadêmico de um garoto “formosense”

Tancio Gutier Ailan Costa | Foto: Instagran

Por Robson Lima*

Para aqueles que colocam a culpa do seu fracasso nas suas condições sociais, e que histórias de superações e conquistas só acontecem longe dos nossos olhos, Tancio Gutier Ailan Costa, morador do Bairro Projeto da cidade de Formosa do Rio Preto mostra justamento o contrário. Aos 23 anos, ele  foi aprovado para o programa de Doutorado nas Universidades Federais do Ceará, do Rio Grande do Sul e nas Universidades Federais Rurais do Rio de Janeiro e do Pernambuco.
.
Vindo de família humilde, onde tudo sempre foi conseguido com muito esforço, inclusive a busca por educação básica de qualidade. Por falta de recursos, estudou desde o 3° ano do fundamental em escola pública em Formosa do Rio Preto até a conclusão do ensino médio em 2012 com apenas 17 anos.
No mesmo ano resolveu fazer o processo seletivo para o curso Técnico em Meio Ambiente para a conclusão do Ensino Médio no Instituto Federal do Piauí, onde a princípio já se destacou, conseguindo a primeira colocação entra 40 aprovados. Esse foi um grande passo para o futuro, enfrentou o medo em ter que  mudar para outra cidade, contando com a ajuda da sua família, que o pouco que tinham se dispuseram a ajuda-lo. A mudança o proporcionou ter uma nova visão de mundo, e uma experiência incrível do chamado mundo acadêmico e técnico-cientifico. Por vim de escola pública, enfrentou a dificuldade de novas rotinas de estudos, regras que a rede federal o cobrava constantemente, sempre esforçado e dedicado, venceu cada etapa e logo se destacou como aluno, conseguindo a admiração de professores e colegas do Campus. 
.
Em 2013 por ter expandido a sua visão do mundo acadêmico e por ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obteve nota suficiente para ingressa no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. No mesmo ano começou a cursar o curso Técnico e Superior juntos, tendo assim que estudar em dois períodos. Ingressou no Curso Superior, conseguindo ser bolsista em iniciação cientifica, buscando sempre crescer academicamente e se mantendo na cidade nova, ampliando as possibilidades de conclusão do Curso.
.
Como até então não tinha conhecimento do que eram as pesquisas acadêmicas, essa foi mais uma dificuldade que teve que enfrentar, passando todos os períodos da graduação se sacrificando para obter bons resultados e se destacando entre os melhores e assim o fez.
Quando estava próximo de terminar o curso superior, decidiu aprofundar-se mais nas áreas específicas do curso acadêmico e cientifico, voltado a aplicação da prática. Mas uma vez o resultado foi imediato, saiu da graduação em 2017 direto para o Mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC) como bolsista para pesquisa. Durante esse período as dificuldades foram ampliadas, uma nova cidade, um novo estado, centenas e centenas de quilômetros a mais, longe da família, dos amigos, os níveis de cobranças foram acrescidos. Buscando manter o foco e perseverar nas suas escolhas e concluir o curso da melhor forma possível, estudando madrugas, finais de semana e feriados para suprir as carências da educação básica. 
Como bons frutos, foi agraciado depois de tantos esforços, com 4 aprovações em nível de doutorado em 4 grandes Universidades em fase de conclusão do mestrado na Universidade Federal do Ceará, mas já com certeza do Doutorado aos 23 anos de idade, Tancio relatando em depoimento fala que;
.
“Como resultado do grande esforço que tive e da perseverança, fiz da minha história acadêmica uma forma de crescer na vida no intuito de continuar no nível de formação, e que, aquele menino de 17 anos que havia saído de Formosa do Rio Preto do bairro Projeto para estudar fora, apesar de todas as limitações e dificuldades, hoje conquistou um bom papel na sociedade acadêmica como estudante e pesquisador…”


Robson Lima

Robson  Lima estudou em escola pública, hoje é Engenheiro Agrônomo e Analista Ambiental.
Sobre Darlan Alves Lustosa 2889 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.