Abapa adere a mutirão de limpeza do Rio Grande, na Semana do Cerrado de Barreiras

Quantidade de resíduos retirados do Rio Grande na Semana do Cerrado vem diminuindo.

Foto: Divulgação

Quando o assunto é cuidar dos rios do cerrado da Bahia, um “recorde negativo” pode ser muito positivo. Por isso, a coleta de resíduos sólidos no Rio Grande, como parte da Semana do Cerrado de Barreiras, que, a cada ano, vem sendo menor, é um motivo e tanto para celebrar. No último fim de semana, a equipe da Abapa foi acompanhar de perto a ação de limpeza no trecho urbano do rio, que vai desde a ponte Ciro Pedrosa até a Praça Landulfo Alves.

A associação renovou a parceria com a Prefeitura Municipal de Barreiras, nesta iniciativa que, desde 2017, só foi interrompida uma vez, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Com uma doação de equipamentos de mergulho, como óculos e “pés-de-pato”, a Abapa contribuiu para o mutirão que deixou as águas do Rio Grande ainda mais bonitas.

De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ronaldo Ursulino dos Santos, a cada ano, a quantidade de lixo tirada do rio Grande vem diminuindo consideravelmente.

“Na primeira edição, foram 48 toneladas de resíduos coletados. Depois, contabilizamos 12 toneladas. No ano passado, foram sete toneladas, e, este ano, mesmo ainda não tendo o número oficial, temos certeza de que a quantidade foi menor. Isso é um reflexo direto da sensibilização da população local para a importância de preservar o rio. A parceria com as empresas e instituições como a Abapa é fundamental para o sucesso da iniciativa”, afirma o coordenador

“A água é um dos recursos mais importantes para a vida, em especial, através da produção de alimentos e algodão. O produtor cuida dos recursos hídricos e valoriza ações que promovam a sua conservação. Por isso, estamos juntos com a prefeitura de Barreiras, na defesa do nosso cerrado e dos seus rios”,

concluiu o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi

A Semana do Cerrado de Barreiras é um evento realizado pela Prefeitura Municipal, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), com o apoio e parceria de outras instituições. O evento tem a participação de alunos, professores, profissionais da área de educação e meio ambiente, além dos moradores da região. Seu objetivo é promover a valorização do bioma.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários