Adab inicia 1ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa em maio

Febre aftosa 2023, adab, Bahia, vacinação
Adab inicia 1ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa em maio

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2023 na Bahia, começa no próximo dia 1º de maio, com a expectativa da Adab, de vacinar os mais de 12 milhões, bovinos e bubalinos. A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é atingir 100% de cobertura vacinal.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Na última etapa, em novembro de 2022, o índice chegou a 91,6%. A instituição lembra ainda a importância de o produtor fazer a geolocalização, que já envolveu 80% das 290 mil propriedades rurais com criação na Bahia.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle e Vigilância para a Febre Aftosa na Bahia (PNEFA), José Neder, os produtores baianos começaram a vacinar os rebanhos ainda em 1968, mas é preciso avançar mais, para que a obrigatoriedade da vacinação seja suprimida com segurança, como ocorreu em outras unidades da Federação.

Neder afrima que o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação, haverá ganho da ordem de R$ 54 milhões para os produtores. Ainda segundo ele, a agropecuária baiana, entraria em uma nova fase.

O Brasil é uma das maiores potências agropecuárias mundiais, sendo superado apenas por Estados Unidos e União Europeia na exportação de alimentos.

O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, com 222 milhões de animais e é o maior exportador mundial de carne bovina. A Bahia tem o 7º maior rebanho nacional.

Sobre Redação 6112 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários