Alerta de chuvas intensas no Oeste da Bahia, Sul do Piauí e Leste do Tocantins

Conforme o INPE, mais 25 mil raios atingiram Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Luís Eduardo Magalhães_

Chuvas intensas, Oeste da Bahia, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, Inmet, previsão do tempo
Reprodução: Inmet

O Inmet emitiu um novo alerta de chuvas intensas para a área central do Brasil, que atinge toda a região do Matopiba, acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O território dos 4 estados é um grande celeiro de produção de grãos em larga escala. Com previsão de chuvas entre 30 e 100mm dias e ventos que podem chegar a 100km/h, na região Oeste da Bahia, Sul do Piauí e Maranhão e Leste do Tocantins.

Segundo o g1, Barreiras, na Bahia, foi afetada por uma forte chuva seguida de raios e trovões, que alagou ruas da maior cidade da região.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Quanto aos raios, o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detalhou que, nas últimas 24 horas, foram mais de 14 mil em Bom Jesus da Lapa, 4753 em Barreiras, 3482 em Ibotirama e 3696 em Luís Eduardo Magalhães.

Matopiba
Partes do Matopiba tem previsão de chuvas intensas, conforme Inmet – Imagem: Reprodução

Segundo o Inmet há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No entanto, o mesmo Inmet, emitiu há três dias, um alerta de tempestade para a região Oeste da Bahia, que não se confirmou. Mas nesta segunda-feira (6) o tempo está fechado no maior município da região baiana.

Céu carregado nesta segunda na cidade de Formosa do Rio Preto, no Oeste baiano — Foto: Darlan Alves Lustosa/Portal do Cerrado

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Ainda conforme o Inmet, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais informações devem ser obtidas na Defesa Civil de cada município ou onde houver, no Corpo de Bombeiros, através do 193. Veja relação das cidades aqui.

Sobre Redação 5702 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários