Anac autoriza operação de drones para entregas comerciais no Brasil

iFood será primeira empresa das Américas a realizar delivery neste modal no país

Foto: Divulgação / iFood

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, na sexta-feira (21), a operação de drones para entregas de mercadorias no país, incluindo alimentos.

De acordo com o Globo, a agência informou que a permissão está restrita ao modelo DLV-1 NEO, em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto. A regulação diz ainda que o drone deverá percorrer no máximo 3 km, com cargas de até 2,5 kg.

“No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, avaliou o superintendente de Aeronavegabilidade da Agência, Roberto José Honorato.

Segundo o jornal, com a liberação da Anac, o iFood, em parceria com a Speedbird Aero, será a primeira empresa das Américas a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro. A organização explicou que os drones só vão fazer parte do trajeto, até uma área específica para pousos e decolagens destes equipamentos, chamada de droneport. No local eles serão, então, coletados por entregadores, que levam a mercadoria para os clientes.

Em nota, o iFood informou que vem testando o modal desde 2020. Em dezembro, ela fez sua primeira rota experimental com aval da Anac, com entregas em Sergipe.

Sobre Redação 5858 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários