![coronavac-1903215110 (1)](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2021/09/portaldocerrado-anvisa-interdita-12-milhoes-de-doses-da-vacina-coronavac-coronavac-1903215110-1-678x381.jpg)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/01/portaldocerrado-disk-gif-disk-gif.gif)
A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou hoje (4) a interdição cautelar de lotes da CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de lotes que foram envasados em uma fábrica não aprovada na autorização de uso emergencial da vacina. Segundo a Folha de S. Paulo são 12 milhões de doses que foram envasadas em uma unidade não inspecionada pela Anvisa.
Em comunicado sobre a decisão, a agência explicou que recebeu do Instituto Butantan na noite desta sexta (3) a informação de que a unidade fabril responsável pelo envase não foi inspecionada e não foi incluída na autorização de uso emergencial da vacina.
Em nota, o Instituto Butantan, que distribui a vacina no Brasil, esclareceu que a medida da Anvisa “não deve causar alarmismo”. “Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou.
As medidas cautelares não têm caráter punitivo, “mas sim, medidas sanitárias para evitar a exposição ao consumo e uso de produtos irregulares ou sob suspeita”, segundo o comunicado.
Com Agência Brasil e Folha de S. Paulo