Apagão de energia afeta a Bahia, Distrito Federal e outros estados

ONS diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.

Apagão, Bahia, Energia elétrica
Apagão afeta metrô de Salvador na manhã desta terça-feira (15).

Um apagão de energia elétrica afetou a Bahia e pelo menos outros 24 estados do país além do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15). O levantamento é do G1. O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Na capital baiana, Salvador, a falta de energia afetou o metrô que teve que ser evacuado. Os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos.

Conforme a assessoria da Neoenergia Coelba, houve falta luz em, pelo menos, em todos os estados do Nordeste. Segundo a empresa, houve uma ocorrência de grande porte na operadora nacional.

Na Bahia, todos os 417 municípios foram afetados com a falta de energia elétrica.

Apagão, energia elétrica, Bahia, Apagão Bahia
Pessoas andam no trilho do metrô de Salvador, que teve de ser esvaziado por conta da falta de energia da manhã desta terça (15). — Foto: Reprodução/Redes Sociais

As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]“, disse a ONS em nota.

Um gráfico capturado do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostra queda brusca na geração de energia por volta das 8h30 desta terça-feira.

Energia elétrica, Apagão, Bahia, Brasil
— Foto: Reprodução ONS

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

“Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7980 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários