Assassinatos caem, mas mortes por policiais crescem na Bahia

A Bahia registrou, no ano passado, 6.346 mortes violentas, de forma intencional, o que representa uma queda de 9,07% em relaรงรฃo a 2017, quando foram contabilizados  6.979 assassinatos.

A reduรงรฃo dos homicรญdios no estado ficou abaixo da mรฉdia do paรญs (10,43%). Os dados sรฃo  do 13ยบ Anuรกrio Brasileiro de Seguranรงa Pรบblica, divulgado, ontem, pelo Fรณrum Brasileiro de Seguranรงa Pรบblica.

Nรบmero de assassinatos por ano na Bahia

[infogram id=”af79e113-20e3-42ea-a2f9-62bb6c979e2d” prefix=”q03″ format=”interactive” title=”Dados da violรชncia na Bahia”]

As mortes por aรงรตes  policiais, porรฉm, registraram forte alta  no Brasil (20,1%) e tambรฉm na Bahia (9,36%).  

O conceito de mortes violentas intencionais analisa, em conjunto, alguns tipos de delito que acabam na morte de suas vรญtimas. Compรตem o conceito os nรบmeros de homicรญdios dolosos, latrocรญnios,  lesรตes corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenรงรตes policiais em serviรงo e fora dele. 

De acordo com o anuรกrio, a reduรงรฃo na Bahia  atingiu dois tipos de crime, os casos de homicรญdio e de latrocรญnio. Nos casos de lesรฃo corporal seguida de morte  o nรบmero absoluto de 2018 รฉ maior que o de 2017 em um caso apenas, de 68 para 69.  A letalidade policial tambรฉm aumentou. 

Homicรญdios na Bahia 

O nรบmero de homicรญdios  dolosos no territรณrio baiano, em 2018, chegou a 5.346 contra 6.009  registrado um ano antes, o que representa uma diminuiรงรฃo de 11%. Apesar desta queda, o estado liderou no ano passado este tipo de crime no paรญs, superando  estados maiores em territรณrio e populaรงรฃo, como รฉ o caso de Sรฃo Paulo, que teve 3.106 casos, e o Rio de Janeiro, com 4.950 vรญtimas.

Proporcionalmente, a Bahia fica em 6ยบ lugar entre as que tiverem menor reduรงรฃo da taxa de homicรญdios quando comparados os dois รบltimos anos. A reduรงรฃo baiana nos casos do homicรญdio, รฉ maior apenas que as de Rondรดnia (0,8%), Amapรก (7,1%), Piauรญ (7,2%), Paraรญba (5.7%) e Parรก (4.5%). Os รบnicos dois estados em que o nรบmero de casos de homicรญdio nรฃo caiu foram Roraima, que passou de 190 para 336 casos, ย e Tocantins, ย de 355 para 381.

Sobre Darlan A. Lustosa 9407 Artigos
Darlan Alves Lustosa รฉ natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sรณlida trajetรณria de envolvimento comunitรกrio e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiรชncia como escritor e jornalista, Darlan รฉ um entusiasta da polรญtica como ferramenta de transformaรงรฃo social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cรญvica. Alรฉm de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan tambรฉm รฉ sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuaรงรฃo inclui a organizaรงรฃo de eventos, como o Seminรกrio de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Pรบblico do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diรกlogo e a justiรงa social. Darlan acredita que informar รฉ um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisรฃo jornalรญstica se reflete em cada publicaรงรฃo. Ele vรช o Portal do Cerrado nรฃo apenas como um canal de notรญcias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificaรงรฃo do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentรกrios em linha
Exibir todos os comentรกrios