O asteroide 2016 NF23 deve passar próximo a terra nesta quarta-feira (29), segundo informações da Agência Espacial Americana. Descrito como maior do que as pirâmides do Egito o asteroide possui uma velocidade de mais de 30 mil km/h. A NASA chegou a classificar o corpo como “asteroide potencialmente perigoso” e o colocou em sua lista de observação. Estima-se que o asteroide tenha entre 70 e 150 metros de diâmetro.
Potencialmente perigosos, significa dizer que os asteroides estão a menos de 7,4 milhões de km da Terra..
A agência espacial ainda informou que o asteroide vai passar a uma distância de 4,8 milhões de km, e viaja a uma velocidade de 32 mil m/h.
Considerando a distância do sol em relação a Terra que é de 149 milhões de km aproximadamente o asteróide tem portanto sua passagem considerada como próxima ao planeta.
Com relação à velocidade, o avião supersônico Concorde faz 2.213 km/h (ou 2,04 vezes a velocidade do som)
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.