

Um avião com droga caiu na manhã de domingo (13), após ser interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB), durante uma operação na região amazônica. A aeronave, um Seneca de prefixo PT-RBC, decolou do Peru e entrou de forma irregular no espaço aéreo brasileiro, de acordo com o Diário do Centro do Mundo.
A princípio, diz o site, radares do CINDACTA IV identificaram o voo suspeito ainda na fronteira. Como resultado, o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) iniciou a abordagem, mas o piloto ignorou as ordens de desvio e, portanto, a FAB aplicou as regras de policiamento do espaço aéreo. A aeronave caiu em uma região isolada entre o Mato Grosso e o Pará.
Dois presos e droga apreendida após queda do avião
Logo após a queda, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB transportou os agentes até o local do acidente, próximo à Aldeia Ariramba. Dois bolivianos foram presos. Além disso, pacotes com uma substância semelhante à maconha estavam próximos aos destroços.
A Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) participaram da operação. Os agentes levaram todo o material apreendido, assim como os detidos, para Alta Floresta, no Mato Grosso, para os procedimentos legais.
Avião de traficantes cai após abordagem da FAB pic.twitter.com/BVT49TxcKU
— Plugcom Comunicação Integrada (@Plugcom10) April 14, 2025
Essa ação faz parte da Operação Ostium, ligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. O programa atua no combate ao tráfico de drogas e contrabando nas regiões mais remotas do Brasil.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado