Atรฉ hoje (26), representantes da Bahia e Tocantins irรฃo discutir o aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural – CAR nos respectivos estados. O evento acontece no Sotero Hotel, em Salvador. O evento tem o intuito de otimizar as metodologias de anรกlise e validaรงรฃo jรก utilizados pelos estados, proporcionando ร adequaรงรฃo ambiental dos imรณveis rurais inscritos no CAR, bem como a interaรงรฃo tรฉcnica entre os รณrgรฃos de meio ambienteย da Bahia e Tocantins, organizaรงรตes paceiras do projeto e representantes do setor produtivo.
O encontro estรก sendo realizado em trรชs etapas. No primeiro dia, foi apresentada a situaรงรฃo atual nos estados em relaรงรฃo ao CAR; o fluxo de anรกlise e validaรงรฃo do CAR na Bahia e Tocantins; e os critรฉrios de seleรงรฃo e propriedades do Projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento. Entre ontem e hoje (26), os representantes dos estados vรฃo elaborar o protocolo de prรฉ-anรกlise e apresentaรงรฃo do Programa de Regularizaรงรฃo Ambiental (PRA).
O I Workshop tรฉcnico de apoio a anรกlise do CAR: Tocantins e Bahia รฉ uma parceria entre as Secretaria do Meio Ambiente dos estados, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hรญdricos (Inema) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Acordo de Cooperaรงรฃo Tรฉcnica com a Conservaรงรฃo Internacional – CI.
CAR/CEFIR
O Cadastro Ambiental Rural, que na Bahia รฉ denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imรณveis Rurais (Cefir), รฉ um registro pรบblico eletrรดnico de รขmbito nacional, obrigatรณrio para todos os imรณveis rurais, com a finalidade de integrar as informaรงรตes ambientais das propriedades e posses rurais referentes ร s รreas de Preservaรงรฃo Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetaรงรฃo nativa, e das รกreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econรดmico e combate ao desmatamento. A inscriรงรฃo รฉ o primeiro passo para obtenรงรฃo da regularidade ambiental do imรณvel.
Parceria para o Bom Desenvolvimento
O projeto, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF-Matopiba), irรก investir R$ 50 milhรตes em aรงรตes para agregar sustentabilidade ร agricultura intensiva realizada na regiรฃo conhecida como Matopiba (Maranhรฃo, Tocantins, Piauรญ e Bahia). A parceria visa ร execuรงรฃo de aรงรตes conjuntas em prol do aprimoramento e do planejamento para a expansรฃo da soja com impactos mรญnimos para a conservaรงรฃo de serviรงos ecossistรชmicos e biodiversidade, alรฉm da promoรงรฃo de produรงรฃo sustentรกvel de commodities agrรญcolas.
As aรงรตes previstas no Estado serรฃo executadas pela CI-Brasil, em cooperaรงรฃo com a Sema e Inema, nos municรญpios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhรฃes, Riachรฃo das Neves e Sรฃo Desidรฉrio e preveem a anรกlise e validaรงรฃo de dois mil imรณveis rurais, a proposiรงรฃo de um corredor ecolรณgico formado por reservas legais e a implantaรงรฃo de modelos de restauraรงรฃo em uma unidade demonstrativa de regularizaรงรฃo ambiental. O recurso serรก gerido pela Fundaรงรฃo Brasileira para o Desenvolvimento Sustentรกvel – FBDS e a Conservation International – CI.