Bahia supera Rio Grande do Norte em número de parques eólicos

O Conjunto Eólico Umburanas possui 144 aerogeradores e acrescenta 360 MW à potência instalada total da companhia Foto: ENGIE Brasil Energia

do Portal do Cerrado

A Bahia ultrapassou o Rio Grande do Norte e se tornou o estado brasileiro com o maior número de parques eólicos em operação no país, com um total de 156, contra 152 do Rio Grande do Norte.

Foram investidos R$ 15,4 bilhões no Estado e mais de 19 municípios foram beneficiados. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), nesta segunda-feira (29), em seu Informe Executivo de Energias Renováveis.

Contudo, a Bahia segue atrás do estado vizinho na produção de energia. Com mais de 1,3 mil aerogeradores em funcionamento e uma capacidade instalada de 3,852 mil megawatts (MW), a Bahia segue atrás do Rio Grande do Norte por 126 MW de diferença. A expectativa é que esta marca seja superada . Na Bahia estão previstos 38 novos parques até o final de 2019 contra dois novos no RN.

“A cada novo parque eólico, que entra em operação, a Bahia desponta. Ultrapassamos o Rio Grande do Norte em número de parques operando e é questão de muito pouco tempo para também passarmos em potência instalada”


Comemora o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador João Leão.

Outro bom sinal, ressalta, é que quase um terço de todos os projetos cadastrados para o leilão eólico em junho deste ano são baianos.

Na última quinta feira (25) conunto Eólico Umburanas, localizado nos municípios de Umburanas e Sento Sé, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para entrar em operação comercial completa.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários