Bahia tem saldo positivo na geração de empregos pelo quinto mês seguido

geração de emprego, caged, bahia, carteira assinada
Bahia tem saldo positivo na geração de emprego pelo quinto mês seguido - Foto: Agência Brasil

A Bahia teve saldo positivo de geração de empregos pelo quinto consecutivos. Em abril, segundo o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, no estado foram gerados 11.250 postos com carteira assinada. O saldo é decorrente da diferença entre 74.383 admissões e 63.133 desligamentos. O mês de abril, por sinal, registrou o maior saldo mensal do ano até agora no estado. Dessa forma, o saldo de abril se revelou superior ao de março (+9.438 postos) e inferior ao do mesmo mês do ano passado (+17.112 postos). Com este resultado, o estado passou a contar com 1.934.275 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,59% sobre o quantitativo do mês anterior. A capital do estado, Salvador, registrou um saldo de 2.169 postos de trabalho celetista.

De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

No mês, o Nordeste registrou 11.166 novos postos – representando variações relativas de 0,42% e 0,16% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Dentre as unidades federativas do país, 23 apontaram crescimento do emprego celetista em abril deste ano.

Em termos absolutos, com 11.250 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na sexta colocação. Em termos relativos, com variação percentual de 0,59%, situou-se na segunda posição no Nordeste, atrás de Piauí por diferença decimal, e na 9ª no país.

Na Região Nordeste, no que concerne à geração de postos, a Bahia (+11.250 postos) foi seguida pelos estados do Ceará (+4.488 postos), Maranhão (+2.202 vagas), Piauí (+1.883 empregos celetistas) e Rio Grande do Norte (+1.578 postos). Alagoas (-4.062 vagas), Paraíba (-3.181 vínculos), Pernambuco (-2.423 vagas) e Sergipe (-569 vínculos), em contrapartida, encerraram postos celetistas.

No agregado dos quatro primeiros meses de 2023, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 32.726 novas vagas – aumento de 1,72% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano.

Na Bahia, em abril, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+6.351 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Indústria geral (+2.892 vagas), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.132 postos) e Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.122 vínculos) também foram responsáveis pela geração. Construção (-247 empregos) foi o único grupamento com fechamento de postos no mencionado mês.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7978 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários