Bahia teve apenas 15% de candidatas em 20 anos

por Jade Coelho | Bahia Notícias

Em 20 anos e seis eleições gerais a Bahia contou com apenas 15% de representação feminina nas candidaturas ao governo do estado.

É de conhecimento comum que o estado nunca teve uma governadora, e, apesar das mulheres representarem mais de metade da população desde os anos 90, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nestas duas décadas apenas seis foram candidatas à chefia do executivo da Bahia, na contramão, 34 homens concorreram ao cargo neste período.

Em 1998 a eleição de governador do estado contou com quatro candidaturas, apenas uma delas foi feminina. Em 2002 e 2010 não houve nenhuma candidata. As eleições de 2006 e 2014 tiveram duas candidatas mulheres cada, enquanto homens foram seis e quatro respectivamente.

 Em 2018, a representação segue a média do estado ao longo desses anos. Há apenas uma mulher na corrida pelo Palácio de Ondina, a candidata Célia Sacramento (Rede).

 
Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários